Novidades em Oftalmologia
  • 18/12
  • Matérias

Como já têm sido nos últimos anos, os equipamentos de última geração estão sendo grandes aliados à Medicina, em especial na Oftalmologia. São novidades a todo o tempo e nós, profissionais, precisamos estar antenados as novas tecnicas e equipamentos. Por isso, trago aqui algumas novidades do mercado que vão melhorar o dia a dia, trazendo mais precisão e segurança nas intervenções. 

 

Tecnologia 3D

Que tal uma grande tela de alta definição com imagens em três dimensões? Hoje, além de permitir ao médico posicionar-se de modo muito mais confortável, a tecnologia 3D chegou para facilitar e melhorar o desempenho das intervenções oftalmológicas. Assim, reduz-se o tempo de exposição do olho em tratamento sob a intensidade luminosa. Essa redução permite prever uma melhor recuperação do paciente. 

Para nós profissionais, há um expressivo ganho na visão de profundidade, assim como a possibilidade de zoom, mantendo a amplitude de visão do campo. Outra vantagem é a possibilidade de utilização de filtros digitais com vistas à personalização da visualização.

Tomografia de coerência óptica

Um dos mais modernos exames é a tomografia de coerência óptica, conhecida pela sigla OCT. Trata-se da detecção de ocorrências oculares de forma precoce como o glaucoma e a degeneração macular relacionada à idade, entre outras.

O exame por OCT é capaz de produzir imagens de corte seccional das estruturas do olho, com alta resolução e em 3D. Feito por meio da pupila, este é um exame rápido e indolor para o paciente.

Angio-OCT

A tecnologia angio-OCT (OCT-A) resulta do acoplamento de um novo software ao equipamento de tomografia de coerência óptica. (OCT) antes referido. O exame toma por base o princípio de que a movimentação detectada em um olho estático resulta exclusivamente da circulação sanguínea.

Desse modo, a técnica permite uma avaliação dos vasos retinianos superficiais e profundos, possibilitando a obtenção de dados que não se evidenciam em uma angiografia fluorescente. É especialmente indicada no estudo da degenerescência macular da idade, da retinopatia diabética, das oclusões vasculares, entre outros.

 

Biomicroscopia ultrassônica

A biomicroscopia ultrassônica (UBM) consiste numa ecografia de alta frequência que possibilita a obtenção de imagens de qualidade microscópica. A melhor resolução das imagens obtidas é resultado da utilização de ondas sonoras de frequência elevada.

A UBM é ideal para os exames do segmento anterior do globo ocular, como avaliação da córnea, análise da íris e do corpo ciliar. Desse modo, o diagnóstico e o acompanhamento do desenvolvimento de tumores dessas regiões do olho ficam bastante facilitados.

Oferecendo equipamentos e exames mais precisos, as novidades na área de tecnologia aprimoram os resultados do oftalmologista e trazem segurança para o paciente.

Fonte: http://www.optivisionbrasil.com.br/blog/quais-as-novidades-na-area-de-tecnologia-na-oftalmologia/

BUSCA

CATEGORIAS